Planejamento com antecedência é a primeira das atitudes da lista30.12.2018|Por G.Lab para MakroCompartilharAssine já!
Dispare convites pelas redes sociais cerca de 20 dias antes do evento (Foto: Getty Images)
Todo o planejamento foi feito, as burocracias estão em dia, agora falta apenas a inauguração de seu empreendimento, o lançamento que apresentará seus produtos e serviços ao mundo.
Não precisa ser nada extravagante, é claro, mas é importante marcar o início de suas atividades para seu público-alvo e para seu círculo social. Pode ser um brinde ou uma amostra do que será oferecido; o importante é não deixar passar em branco.
A organizadora de eventos corporativos Roberta Arqueiro explica a importância deste momento:
“Estamos saturados de informação por todos os lados. Se um bar ou restaurante for aberto em um shopping ou em uma região que já tenha vários outros bares e restaurantes e não fizer nada para mostrar que é novo no pedaço, as pessoas vão olhar para ele como se ele sempre tivesse estado ali. Pode ser o primeiro bar de cabeça para baixo e decorado com luzes roxas do Brasil: sem inauguração, não chama a atenção. E não atrai público”
Roberta e Eduardo Furlanetto, diretor da área de Live Marketing da QMK Comunicação, dão, a seguir, seis dicas para que a inauguração de seu empreendimento seja um sucesso.
Planeje-se com antecedência
“O último deadline para definição de como será a inauguração é 90 dias antes do evento”, diz Furlanetto. Isso porque os fornecedores precisam de tempo para o preparo de decoração e lembrancinhas, por exemplo, e mesmo para providenciar itens especiais de comes e bebes. Roberta concorda com o prazo e nota que é possível organizar um evento em menos tempo, “mas ele dificilmente será ideal e certamente causará dor de cabeça por causa do risco de ‘furos’ de fornecedores.”
Envie convites gerais por e-mail
Construa seu banco de contatos de clientes por meio das redes sociais ou contrate uma empresa de e-mail marketing para fazer isso. Cerca de 20 dias antes do evento, os convites devem ser disparados.
Envie convites físicos para pessoas especiais
Para fornecedores parceiros, clientes especiais e pessoas relevantes na sua área de atuação vale mandar um convite físico. “Eles dão uma sensação de exclusividade, de importância. Todo mundo gosta de receber um convite dentro de um envelope”, afirma Furlanetto. Eles também devem ser recebidos pelos destinatários até 20 dias antes do evento, no máximo.
Forneça todas as informações sobre o evento no convite
Roberta e Furlanetto lembram de casos em que empreendedores quiseram manter o endereço e mesmo a data da inauguração “em segredo”. Resultado: um fiasco ou uma adesão bem abaixo do que se imaginava.
“As pessoas têm agendas cheias, precisam se organizar. Não dá para querer revelar só um dia antes que o evento será do outro lado da cidade. Muitos convidados não vão”, diz Roberta.
Os convites precisam ter data, horário (de início e de fim, se for o caso), endereço, informações sobre estacionamento e pelo menos um telefone ou um e-mail de contato.
Faça uma promoção de inauguração
Open bar de inauguração ou um bom desconto no primeiro dia de operações são boas estratégias para atrair o público. Lembre-se de deixar claro que são ações pontuais e que não se repetirão no segundo dia – a falta dessa comunicação pode gerar um efeito negativo nas redes sociais.
Crie uma hashtag para os compartilhamentos de imagens em redes sociais
É praticamente impossível alguém ir a uma inauguração e não postar pelo menos uma foto no Instagram. Aproveite essa mídia espontânea e sugira aos seus convidados o uso de uma hashtag especial nestas fotos.
Nada que já seja usado, naturalmente. Uma boa ideia é #+nome do empreendimento+inauguração. O nome do empreendimento na frente da palavra inauguração na hashtag faz com que seu negócio seja encontrado com mais facilidade nas buscas espontâneas no aplicativo.