Quando as pessoas vêem as palavras “saúde mental” em um artigo, ouvem em uma conversa ou a vêem na agenda de sua reunião mensal, geralmente há três tipos diferentes de respostas das pessoas.
Primeiro, você tem aqueles que suspiram internamente, desejam que eles pensem em uma razão para se desculparem da situação, e não entendam, não importa o quanto eles tentem. Se você é uma dessas pessoas, pode até estar passando o mouse sobre o grande botão X. Mas me dê uma chance aqui.
Segundo, você tem aqueles que podem estar um pouco mais familiarizados com os conceitos dentro da saúde mental. Eles estão assentindo internamente, mas ainda assim talvez um pouco desinteressados. Eles já ouviram tudo antes. Como um líder ou companheiro de negócios, eles deram uma chance, mas não totalmente certo de que todo o esforço é alcançado.
Terceiro, há aqueles que entendem totalmente. Eles já estiveram lá, tiveram uma pessoa próxima a eles que passaram por isso, ou até mesmo trabalharam com um funcionário que esteve lá. Essas pessoas são os defensores; aqueles que vêem o valor, que querem ajudar e estão no trem conosco para mudar o mundo da saúde mental.
Agora, se você ficou lendo até agora, provavelmente está sorrindo para o fato de que uma dessas respostas se parece muito com quem você é quando ouve as palavras saúde mental.
E se você está sorrindo porque sabe que se senta no primeiro ou no segundo grupo, eu queria dizer que isso não é nada para se envergonhar.
Uma das muitas coisas com que os humanos lutam naturalmente é entender e preencher a lacuna de perspectiva que existe entre todos e cada um de nós. Estudos têm mostrado a luta por um indivíduo para ver a perspectiva de outra pessoa, a menos que estejamos fisicamente ou mentalmente no mesmo estado que eles. Então, é claro, para aqueles que tiveram a sorte de escapar de problemas de saúde mental, fico feliz que você não sabe como é. Mas, infelizmente, há muitas pessoas que sabem como é, e milhões de pessoas que lutam com sua própria mente todos os dias, sem que ninguém ao seu redor saiba.
A saúde mental não é apenas saber o que é depressão ou ansiedade ou bipolar. Não se trata apenas de aprender a meditar e perguntar às pessoas se elas estão bem. É sobre ser humano novamente. Trata-se de mudar nossa cultura, abrir-nos e mostrar empatia aos nossos colegas, clientes e líderes.
Digamos que você tenha um cliente difícil e o gerente de relacionamento esteja lutando para lidar com eles. O cliente está mudando muito de ideia, recentemente se espalhou em suas direções, está falando de forma rude com sua equipe e está impactando a cultura interna de sua equipe. Ninguém quer falar com esse cliente e, de repente, você evita que sua equipe faça certos trabalhos.
Pouco é alguém ciente de que o cliente em questão tem lidado com depressão on e off por 20 anos de sua vida. Recentemente, piorou porque seus filhos saíram e seu casamento começou a mostrar rachaduras. Eles estão lutando em seu trabalho porque sua atenção não é mais focada, e porque eles estão subitamente se tornando rudes, eles estão sendo maltratados de volta. Eles não sabem como sair do ciclo vicioso e sentem-se perdidos para falar com alguém porque, para eles, ninguém vai entender e perderão o emprego se abrirem.
Sua equipe recentemente passou por nosso programa de saúde mental ensinando-lhes o que a saúde mental realmente significa e por que não importa se você está prosperando ou lutando, não é algo para se ter medo. Sua equipe entende o impacto da experiência vivida na realidade de como vivemos nossas vidas e a melhor maneira de lidar com isso quando entra em seu local de trabalho.
De repente, sua RM pensa sobre a situação mais profundamente, por que o cliente pode estar agindo dessa forma e começa a mudar sua abordagem da situação. Sua abordagem se torna aberta à consciência e ao conhecimento de como nossas mentes e vidas funcionam de maneira tão diferente. Em resposta, o RM começa a se abrir sobre a própria vida para o cliente, e antes que você perceba, o cliente abriu para informar ao RM que sua saúde mental não está indo tão bem agora.
O que você tem agora é algo que outras equipes não podem oferecer. Isso é chamado de empatia. Mostrar empatia para com seu cliente, colega, funcionário, permite que eles procurem a ajuda de que precisam externamente e, de repente, você está começando a remover os guardas que estavam prejudicando sua equipe. Não só você fez a coisa certa para a pessoa que está lutando, mas sua equipe também é capaz de gerenciar sua saúde mental de entender as diferentes lacunas entre eles e a pessoa em questão.
A empatia é grátis. É natural, mas nos tempos modernos, é quase como se tivéssemos esquecido como praticá-lo. É hora de largar nossas armas e nos ver frente a frente. A saúde mental não seria mais tão assustadora quanto parece atualmente.
Camille Wilson – LINKEDIN
Não é mais sobre simpatia, é sobre empatia.