A arquiteta Pamela Hartford desenvolveu uma lista de 6 projetos paisagísticos que recuperaram espaços abandonados ou negligenciados.

A seleção faz parte da pesquisa da profissional, interessada em observar como diferentes cenários moldam nosso senso estético e resposta emocional ao paisagismo.

1. The Red Ribbon | China

A Província de Hebei era marcada por lixões, favelas abandonadas e sistemas de irrigação inativos. Até o Instituto de Design de Pequim e a Peking University Graduate School of Landscape Architecture transformarem o espaço em um local que preserva a natureza e promove atividades físicas ao longo de uma passarela de aço que percorre o parque.

2. The Gardens of Alcatraz | EUA

Durante o período de prisões militares americanas, boa parte dos prisioneiros e funcionários confinados na ilha de Alcatraz trabalharam em um jardim comunitário. Quando a prisão foi fechada em 1963, o cenário foi abandonado. O que você vê na imagem é um render – simulação digital –  do projeto da futura revitalização do jardim e reparo das estruturas danificadas, que atrairão mais turistas à ilha. A ideia e concepção são assinadas por Stoss Landscape Urbanism.

3. Allumnae Valley | EUA

O designer Michael Van Valkenburgh Associates trabalhou em parceria com a Universidade de Wellesley para revitalizar o vale do campus, anteriormente utilizado como estacionamento e central de distribuição de gás natural.

O trabalho envolveu a recuperação do solo, moldado originalmente na Era Glacial, com um projeto de topografia, hidrologia e o plantio de espécies que pudessem devolver os nutrientes necessários a terra, criando um ambiente agradável para professores, funcionários e estudantes.

4. Fresh Kills Park | EUA

Este é outro exemplo de lixão transformado em um parque ecológico. O amplo espaço verde é um refúgio em Nova Iorque, que voltou a abrigar a fauna e flora originais, promove a prática de esportes como hipismo, mountain bike, trilhas e caiaque, e ainda utiliza os resíduos de metano do aterro sanitário para fornecer energia a mais de 22 mil casas. O projeto é de James Corner Operations.

Veja também:  Bilheteria por Flávia Freitas

5. Park Duisburg | Alemanha

Em um terreno de 570 acres (cerca de 2 mil m2), estavam inúmeras estruturas de aço, abandonadas desde a I Revolução Industrial. Ao invés de removê-las ou tentar camuflá-las, a equipe do escritório Latz + Partners, resolveu explorar o potencial criativo do que já existia, transformando as antigas estruturas em mobiliários urbanos, que preservam a história enquanto promovem um espaço de lazer.

6. High Line | EUA

Este é provavelmente o projeto de paisagismo mais famoso da lista, que transformou uma antiga ferrovia elevada em um parque suspenso em Nova Iorque, tornando-se um dos destinos mais populares da cidade.

O projeto conduzido por James Corner Field OperationsDiller Scofidio + Renfro e Piet Oudolf custou substancialmente menos em comparação aos valores de demolição e redesenvolvimento da área.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x