COMO O PAISAGISMO PODE SE BENEFICIAR DE UM PLANO DE NEGOCIOS
Vivemos um momento de saturação de oferta de serviços, isso afeta a todos, inclusive o setor de paisagismo.
Vivemos também um momento de empoderamento do consumidor, onde o processo de compra começa pelo relacionamento via web e pela credibilidade que uma empresa consegue construir junto a comunidade.
Finalmente, mesmo com restrição de renda, presenciamos o crescimento de dois apelos que geram grandes oportunidades:
- Valorização das soluções em detrimento dos produtos
- Demanda por espaços “eu mereço” onde conseguimos tanto confraternizar, como oferecer espaços acolhedores para clientes.
Esses são os drivers para orientar um plano de negócios para uma empresa de paisagismo.
A percepção de qualidade na entrega de serviços depende de 3 fatores:
- Forma de uso pelo cliente
- Canal de fornecimento
- Agente de entrega
Isso tudo é consolidado no plano de negocio. Cabe a ele criar um espaço para analisar o modelo de negocio atual, a forma de construção de credibilidade, a forma de criar visibilidade, a forma de racionalizar processos, de customizar entregas, de fazer follow up e finalmente a forma de abordagem no processo de vendas.
Para implementar, temos que observar os seguintes pontos críticos:
- Quais são nossos atuais pontos fracos?
- Quais os pontos de dor dos clientes na compra de serviços de jardinagem?
- Que tipo de inovação, disruptiva ou continuada, podemos adotar?
- Como conseguimos engajar os consumidores no relacionamento com a empresa?
- Como podemos engajar os funcionários com o processo de inovação e marketing da empresa?
- Qual painel de gestão para monitorar o desempenho de nossa estratégia de negócios?
- Quais campanhas de responsabilidade social poderíamos nos envolver?
- De que forma realizamos hoje nossa presença digital? Estamos satisfeitos?
- Que tipo de parcerias estratégicas poderíamos buscar para fomentar negócios e potencializar as propostas?
- Como podemos construir encadeamentos com fornecedores para criar mais força de ação junto ao mercado?
- De que forma criamos valor para nossos clientes institucionais?
Através dos programas de qualidade e das oficinas de planejamento participativo, podemos levantar os dados necessários para desenhar essas trilhas.
Além disso, através da discussão de hipóteses de mercado podemos acelerar o aprendizado e o desenho de soluções.
Assim como a gastronomia, estruturar um modelo de negócios em paisagismo exige mais do que a receita dos ingredientes, mas saber dosar a quantidade, saber monitorar o processo, ter ousadia para inovar com combinações inesperadas e ter uma forma de apresentação que seja empolgante.
Começam a despontar sinais de que a econômica mostrara reação, aqueles que estiverem preparados colherão os benefícios na frente da concorrência e terão um negocio economicamente sustentável.
Augusto Aki – consultor de foco no mercado