Uma das formas mais eficientes de alavancar negócios pode ser feita através da indicação de parceiros. Custa quase nada, gera reciprocidade e se beneficia da credibilidade que cada negócio tem com seus clientes.
O problema é que para formalizar esse processo, é preciso mais que boa vontade. Pensando nisso, surge um novo modelo de arranjo empresarial chamado POOL de EMPRESAS.
Em São Paulo eles dominaram o segmento de construção e praticamente dominam o mercado. As características desse modelo são:
- Grupo fechados (para participar a empresa deve ser aprovada e interessar aos atuais membros do pool)
- Depois de aceito, a empresa paga uma “jóia” para entrar
- Todas as empresas participantes indicam aos seus clientes, que procuram produtos e serviços complementares, outra empresa pertencente ao pool.
- Toda empresa paga uma taxa mensal para as atividades do pool
- Com a arrecadação dessas taxas são realizadas várias atividades, tais como:
- Plano promocional
- Premiação de clientes profissionais
- Estudos de mercado
- O POOL realiza reuniões periódicas de análise de cenários, treinamentos e missões técnicas
- O POOL realizar também projetos sociais, valorizando a marca do grupo na comunidade onde se instala
- Todos os clientes cadastrados, nas empresas pertencentes ao pool, quando compram ou quando indicam as empresas para seus consumidores finais, acumulam pontos que dão direito a benefícios
- A venda de produtos entre empresas do pool tem preços diferenciados
Dessa forma conseguimos revolver vários gargalos:
- Usar o poder do conjunto para fidelizar clientes
- Promover negócios a baixo custo
- Fundo promocional coletivo
- Favorecer o associativismo, criando benefícios claros e exclusivos para quem participa
- Mais proteção contra concorrência
Alem do segmento de construção, há também outros casos, como o EATALY, um centro gastronômico e compras, onde o conjunto de lojas também oferece uma proposta que vai além dos produtos aos seus clientes finais.
Em tempos de saturação de oferta, crise de vendas e grande necessidade de defender margens, o encadeamento comercial, entre empresas do mesmo setor, no modelo POOL se apresenta como saída inteligente e eficiente para diferenciar e fortalecer aqueles que enxergam que há vida inteligente além da redução de preço.
Um excelente modelo para nos inspirar!
Augusto Aki – Consultor de modelos de negocio