ESCADA DE VALOR EM PLANTAS
Com o advento da venda para supermercados percebe-se um maior investimento em marketing no produtor de plantas, sobretudo na parte de embalagens. O produtor sabe que na gondola o produto precisa se vender sozinho, assim, é através da embalagem que ele consegue destacar o produto e prestar mais informações.
No passado isso significou sair dos vasos plásticos pretos para os vasos plásticos coloridos (principalmente o marrom)
Depois, evoluímos mudando os vasos, do formato redondo para os formatos quadrados e retangulares.
Entao passou-se a usar os vasos de tamanhos diferentes no padrão standard daquele produto.
Finalmente chegamos ao uso variado de embalagens de papelão, que coloridas e com recortes variados, contribuem para dar muito mais apelo aos produtos e torna-los prontos para presentes casuais.
Na Argentina esse movimento começa a se manifestar agora, uma vez que os supermercados não são tao fortes no segmento de flores e assim, ele esta sendo em outros canais de auto serviço, como quiosques e lojas de presentes.
Os cactos demonstram bem essa evolução.
Vejam a sequencia de fotos abaixo tirada esse ano em minha ultima visita:
Augusto Aki – consultor de foco no mercado