Dicas para implementar um programa 5S Sustentável..

Edson Miranda da Silva

♻Gestor Qualidade, Produtividade e Sustentabilidade♻

O 5S é uma filosofia. Aplica-se em qualquer lugar e é importante para qualquer pessoa. Você sabia que o 5S foi desenvolvido por donas de casa no Japão após a segunda guerra mundial? A escassez de recurso e a promiscuidade obrigaram-nas a implementar técnicas para conseguir manter um lar aconchegante e funcional! Elas foram tão eficazes, que os maridos aprenderam e trouxeram essas técnicas de organização e limpeza para as empresas. Isso foi mais um motivo para o Japão se tornar uma referência na eliminação dos desperdícios.

– 1) SEIRI PROCEDIMENTOS – Analisar e separar o necessário do desnecessário; – Eliminar ferramentas, armários, prateleiras e materiais em excesso ou fora de uso; – Eliminar dados de controle ultrapassados; – Disponibilizar/descartar/arquivar o que não agregar valor à sua atividade diária. Benefícios: Diminui o desperdício e se ganha espaço para trabalhar com aquilo que realmente agrega valor à atividade do setor, trazendo à tona as suas reais necessidades de melhoria.

– 2) SEITON PROCEDIMENTOS – Definir um lugar para cada coisa e alocar cada coisa em seu lugar; – Guardar objetos semelhantes/afins no mesmo lugar; – Aproveitar todos os espaços de forma inteligente, evitando deixar espaços vazios; – Definir layout com foco no melhor fluxo, demarcando-o e sinalizando-o; – Identificar e sinalizar tudo de maneira coerente e visível, facilitando ao máximo a busca e respeitando as regras da nossa gramática. Benefícios: Em um ambiente organizado tudo se encontra com rapidez e facilidade: documentos, materiais, ferramentas e outros objetos. Não se perde tempo e diminui o desperdício de recursos, minimizam-se os erros e aumenta a produtividade.

– 3) SEISO PROCEDIMENTOS – Descobrir e eliminar as fontes de sujeira; – Educar e definir procedimentos para não sujar; – Limpar tudo o que utilizar logo após o seu uso; – Conservar limpas mesas, gavetas, armários e equipamentos em geral. Benefícios: Melhora o ambiente de trabalho, aumentando o seu nível de segurança e a satisfação dos colaboradores por trabalharem em um ambiente limpo.

– 4) SEIKETSU PROCEDIMENTOS – Padronizar visando manter o “estado de limpeza” conquistado com os 3 primeiros Ss, afinal, não basta estar limpo, é necessário também parecer limpo; – Conservar o ambiente de trabalho com aspecto agradável; – Manter uma boa aparência física, bons hábitos e higiene pessoal; – Respeitar as normas de segurança no trabalho. Benefícios: Através da padronização, qualquer coisa que fuja dos 5Ss fica evidente para qualquer colaborador, o qual passa a refletir e mudar antigos hábitos, melhorando a sua forma de trabalhar de acordo com o que vê acontecer ao seu redor.

– 5) SHITSUKE PROCEDIMENTOS – Inspecionar diariamente, enquanto se executa a limpeza; – Estimular a comunicação interna, através de reuniões periódicas; – Estimular o trabalho em equipe, delegando funções e atividades; – Buscar sempre soluções simples, criativas e utilizando recursos já disponíveis; – Melhorar continuamente a forma de trabalhar e o ambiente à sua volta. Benefícios:  Aumenta a disciplina, ao passo que as pessoas passam a fazer o que tem que ser feito e da maneira como deve ser feito, mesmo que ninguém esteja olhando, passando assim a viver de fato a filosofia da melhoria contínua.

Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.             Chico Xavier 

Para conseguir ter sucesso na implementação do 5S e assegurar que vai trazer mudanças na sua empresa, você precisa primeiro entender o último “S” (5°S: Shitsuke – Autodisciplina), e depois estudar os outros passos ao inverso da implementação para descobrir os pontos chaves de cada etapa do programa. Ou seja: O que eu preciso saber antes de poder implementar esse passo? Assim você vai levantar todas as necessidades e construir um plano de implementação eficaz. Isso é uma ferramenta poderosa do Coaching: primeiro definir “Onde quer chegar?”, para descobrir “Como chegar lá?”

O 5S é considerado o primeiro passo de qualquer jornada de melhoria. Eu já implementei o TPS, o TPM e o Lean Manufacturing, mas sempre depois de ter transformado os membros dos meus times como seguidores do 5S. Isso porque eles conseguiram usufruir os benefícios da metodologia e estão preparados para participar na implementação de mais mudanças de cultura. Essa evolução de atitude foi o resultado de meses de esforços e conscientização. É preciso insistir até virar uma rotina.

É primordial seguir o ciclo PDCA: primeiro você vai Planejar (Plan) o que vai fazer sabendo qual é o objetivo da etapa; em seguida vai treinar e Implementar (Do) as técnicas; terceiro você vai monitorar (Check) os efeitos para conseguir evidenciar os benefícios; finalmente você vai Avaliar (Action) se conseguiu atingir seu objetivo nesta etapa ou agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas. Se conseguiu, pode passar para a próxima etapa. Se não atingiu seu objetivo, você precisa treinar de novo e motivar seu time antes de querer prosseguir.

Vídeo 5S e ISO 9001 para Qualidade, Produtividade, Limpeza, Organização e Segurança !!  https://www.youtube.com/watch?v=TF180NeZM-I

– Vídeo 5S para Qualidade & Produtividade  https://www.youtube.com/watch?v=FdWKGqBJ188

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x