O MERCADO DE FLORES NO BRASIL (01/2024)
O Brasil produz 15.600 hectares de flores, o que representa 8% da produção mundial.
Intensiva em capital e mão de obra, a floricultura emprega, em média, 3,8 trabalhadores por
hectare. O setor de produção e a comercialização de flores e plantas geram cerca de 800.000
empregos indiretos e 272.000 empregos diretos (1,17% dos empregos do agronegócio brasileiro
segundo o CEPEA/ESALQ/USP), sendo: 50% nas propriedades, 40% no varejo, 4% na distribuição
e o restante em atividades complementares. Nas pequenas propriedades, apenas 20% da mão de
obra é familiar, os outros 80% são contratados, sendo o setor agropecuário que mais emprega
mulheres, correspondendo a 48% da força de trabalho total e, em algumas localidades, esse
número chega a 63%.
São cerca de 680 empresas atacadistas no mercado de flores e mais de 25.000 pontos de venda.
Aproximadamente 40% do consumo se concentra no Estado de São Paulo. O mercado nacional
absorve 97,5% da produção. Só uma pequena porcentagem é destinada à exportação. Os
principais polos de produção estão no Estado de São Paulo, em Arujá, Atibaia, Holambra e Ibiúna.
Outros em Andradas, Barbacena, Munhoz (MG); Nova Friburgo, Petrópolis, Serra da Mantiqueira
(RJ); Vale do Caí (RS); Joinville e Corupá (SC); e Serra da Ibiapaba (CE). Flores e folhagens
tropicais são produzidas em localidades no litoral do Nordeste (AL, PE, RN e BA)


Principais espécies de flores mais vendidas no Brasil
Flores cortadas: rosas, alstroemérias, lírios, crisântemos, gypsophila, cravo spray e boca
de leão.
Flores em vasos: orquídeas (Phalaenopsis), anthurium, azaléia, kalanchoe, violeta,
crisântemos, antúrio e roseiras.
Plantas ornamentais: suculentas, cactus, samambaia, zamioculcas e ficus.
São Paulo é, de longe, o Estado onde se produz mais flores e plantas (em vasos), como
também é o maior consumidor. Por consequência, é o Estado onde se emprega mais mão
de obra familiar.

Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
