Dia das Mães x Dia dos Namorados: qual estação é mais forte na indústria das flores?
O Dia das Mães e o Dia dos Namorados são dois dos eventos mais importantes do ano para a indústria de flores, respondendo por um aumento significativo na demanda por flores. No entanto, qual é o maior? Para entender isso, é importante reconhecer as características distintas que separam essas ocasiões e suas diferentes necessidades florais.
Receita de vendas de flores de acordo com relatórios da Sociedade de Floristas Americanos (SAF), o Dia dos Namorados ficou em primeiro lugar nas vendas de flores, gerando aproximadamente US $ 2,3 bilhões em receita, ou seja, 28% do volume de vendas florais em 2022. No entanto, o Dia das Mães não ficou muito atrás, ficando em quarto lugar e respondendo por cerca de 24% da receita floral naquele ano.
A questao central aqui é que essas datas têm impactos diferentes nos canais de venda. Elas costumam ser mais impactantes nas floriculturas do que nos Garden centers. De um lado acabam por se tornar um “respiro” para as floriculturas, que perderam grande espaço para os supermercados e de outro se tornaram motivo de frustração nos Gardens, por não conseguir capitalizá-las.
Mas para tudo há um “plano”. Apresentaremos na 2ª quinzena de junho um ESTUDO DE MERCADO para flores em Maringá que apontara caminhos para floriculturas e para Gardens, tanto nas datas de pico como nas vendas do dia a dia, para ganhar competitividade e para dar sustentabilidade ao negócio. Essa ação está sendo demandada pelo Sebrae Maringá.