Casal investe R$ 10 mil em e-commerce de arranjos desidratados e já faturou R$ 3 milhões em 2022
O sonho de ter um negócio para chamar de “nosso” levou o casal Daniel Paulus, 27 anos, e Thiago Ferreira, 24 anos, a investir R$ 10 mil de capital próprio para abrir a Plantô Arte Botânica. O negócio de arranjos de flores naturais e desidratadas saiu do papel em 2020, na cidade de Chapecó (SC), e teve uma rápida consolidação graças ao modelo e-commerce. A empresa faturou R$ 2,5 milhões em 2021 e, neste ano, já obteve R$ 3 milhões em receitas, com meta de chegar a R$ 5 milhões até o fim do ano.
Daniel Paulus e Thiago Ferreira tinham sonho de empreender e abriram negócio durante a pandemia (Foto: Divulgação/Plantô Art e Botânica)
“Nós estamos juntos há seis anos e sempre tivemos essa vontade de empreender de alguma forma, de ter o nosso próprio negócio”, explica Paulus, que é jornalista e trabalhava com marketing antes de fundar a Plantô.
Eles conseguiram conciliar as carreiras com o empreendimento por cerca de três meses, até que o negócio exigiu total empenho dos dois. “Ficamos trabalhando sozinhos por quase um ano, fazendo com que a marca rodasse. Agora, já faz um ano que mudamos para o nosso espaço e temos 13 colaboradores que fazem com que a empresa continue crescendo”, diz Paulus.
A Plantô já atendeu mais de 15 mil clientes, a maior parte da capital paulista, com um mix de 500 produtos que varia entre R$ 90 e R$ 2.900. O tíquete médio fica entre R$ 400 e R$ 450, a depender da ação comercial encampada no mês.
Início do negócio
A empresa começou porque Ferreira, formado em arquitetura, tinha o hábito de decorar a casa do casal, e os arranjos costumavam compor a decoração. Eles pensaram que o produto poderia virar um negócio de sucesso e decidiram investir em um e-commerce, modelo que ganhou escala na pandemia. “Unimos essa vontade de empreender com um produto que vimos naquele momento como inovador, que ganharia espaço no mercado”, afirma Paulus.
Outro fator que apontou para o segmento de decoração foi o momento vivido pelo mundo durante a crise sanitária. “Quando ficamos mais em casa, nós começamos a olhar um pouco mais para o nosso ambiente e percebemos que as pessoas estavam também mais preocupadas com a decoração dos seus espaços, dos seus locais de trabalho. Foi aí que nós vimos que realmente tínhamos uma oportunidade de começar”, acrescenta o fundador.
A princípio, o casal acreditava que os arranjos de plantas frescas seriam o forte da empresa, mas a demanda dos consumidores ditou os rumos do negócio. “A primeira venda já foi de arranjo desidratado, para São Paulo, e desde então começou pedido atrás do outro. Então o próprio público foi nos mostrando que era isso que eles queriam”, conta Ferreira.
Plantô tem catálogo variado de peças de decoração, mas mantém o foco em plantas desidratadas (Foto: Divulgação/Plantô Art e Botânica)
Expansão
A partir de 2023, a Plantô Arte Botânica deve alçar voo para São Paulo, seu principal mercado enquanto atua apenas no comércio eletrônico. A marca deverá abrir sua primeira loja física em um shopping da capital paulista.
“Nosso produto não é aquele que as pessoas procuram. Elas precisam de alguma forma ser impactadas por ele”, justifica Paulus. “Vamos mapear quais são os shoppings que pegam hoje o público AB, que é o que nós impactamos mais”, acrescenta.
Quanto ao modelo de expansão, os empreendedores ainda não definiram se, após a primeira loja, seguirão com novas inaugurações próprias ou se migrarão para o modelo de franquia. O que eles têm como certo é fortalecer o e-commerce, com a possibilidade de também migrar essa operação de Chapecó para São Paulo, devido à facilidade logística.
Embora tenham crescido desde início com recursos do caixa da empresa, os empreendedores foram em busca de capital para garantir a expansão da empresa e conseguiram investimento de R$ 1,5 milhão na sétima temporada do programa Shark Tank Brasil.
Os empreendedores também querem aumentar o mix de produtos para crescer no segmento de decoração – sem deixar de lado o diferencial da marca nos arranjos.
“Os desidratados vão dominar muito o mercado ainda, mas hoje nós já agregamos outros objetos de decoração, que dialogam inteiramente com a marca, com os nossos clientes. Queremos expandir bastante nessa frente também, nos tornando uma referência em decoração e não só em arranjos”, conclui Ferreira.