Todos os jardins são ricos em paisagens, sons, aromas, texturas e sabores, mas um jardim sensorial amplifica cada um destes elementos vitais e envolve todos que passam num casulo de bem-estar e prazer.

Quanto mais sentidos engajamos, mais rica é a experiência – já você terá uma atenção sensível aos detalhes e tornará o seu jardim em um banquete sensorial. Logo, deixe sua imaginação correr solta para criar um espaço sob medida que irá estimular você, seus amigos e familiares.

Foque na sensação de segurança e reclusão, já que esses sentimentos são os que vão fazer você querer ficar. Eles são projetados cuidadosamente para se sintonizarem com a forma como experimentamos tudo o que vemos, ouvimos, cheiramos, tocamos e sentimos no jardim.

Isso é mais importante do que nunca em um mundo pós-Covid, pois estamos todos apreciando espaços externos e que nos fazem sentir felizes e seguros, principalmente para a nossa saúde mental.

Mas, planejar um requer uma certa quantidade de cuidado extra. Com os cinco sentidos – visão, cheiro, som, tato e paladar – em primeiro plano, você poderá preencher o local com algumas ideias muito especiais. Veja algumas:

Traga luz

Planeje áreas de luz e sombra, maximizando a luz natural onde for necessária – ela eleva o espírito e faz com que até mesmo o espaço ao ar livre mais compacto pareça mais arejado.

Um espelho executará o truque de duplicar efetivamente a iluminação disponível, porém, sempre tome cuidado para nunca colocar superfícies refletoras no sol quente (devido ao risco de incêndio), ou onde os pássaros podem voar sobre elas e se machucar.

Aromas na frente e no centro

Flores em jardins sensoriais possuem uma dupla função: cor e forma, além de fragrância. Há um grande prazer em um espaço lindamente perfumado, seja o cheiro perfumado enquanto você passa as mãos pela lavanda, ou o aroma fresco do manjericão. Faça uma seleção de plantas perfumadas.

O recomendado é posicioná-las ao longo de um caminho, em vasos perto de portas ou como parte de uma borda perfumada.

Aproveite os sons naturais

Seja o barulho suave de uma fonte de água – um modelo simples movido a energia solar fará o truque – gramíneas na brisa, sinos de vento delicados, canto alegre de pássaros ou um polinizador, o som natural é crucial. Inclua mudas que emitem ruídos silenciosos quando o vento passa por elas.

E para criar uma dimensão viva para esses sons sensoriais, incentive a vida selvagem plantando espécies atraentes para os insetos e pendurando alimentadores de pássaros e casas ou hotéis de insetos.

Um toque de conforto

Quando você estiver relaxando em seu jardim sensorial, você vai querer se sentir confortado e mimado. Pense em fibras naturais ou tecidos vintage quando estiver escolhendo o mobiliário para o espaço, que também deve ser o mais confortável e orgânico possível.

Concentrar-se em peças naturais ajudará a produzir um ambiente autêntico e acolhedor. Prefira tons suaves e discretos, como verde pálido, terracota e mostarda delicada, em vez de tons monótonos dramáticos ou contrastes ásperos.

Prove suas ervas caseiras

Ser capaz de colher um punhado de ervas frescas caseiras – manjericão, alecrim, orégano e a planta de curry (Helichrysum italicum), que têm aromas incríveis – é a maneira mais simples e econômica de sentir uma conexão tangível com seu jardim.

Você também pode cultivar vegetais e frutas fáceis em vasos, como tomates, framboesas e morangos.

Encontre um lugar para se concentrar

Além de uma mistura exuberante de plantas tropicais e nativas, opte por acrescentar uma série de ideias de decks discretos para contemplação. No entanto, se você estiver com pouco espaço, por que não elaborar um cantinho com um banco natural ou uma cadeira suspensa em um canto tranquilo, protegido do barulho do resto da casa? Perfeito para ler um livro ou descansar.

Divida seu ambiente

Apesar de parecer abundante, com flores, aromas, luz, sombra (não se esqueça, você precisará de ideias de sombra para se proteger do sol quente e da chuva ocasional) e elementos relaxantes, o seu jardim também deve ser organizado.

Ao considerar ideias de layout, pense no zoneamento, para te ajudar a entender todos os diferentes sentidos aos quais você está apelando. Você pode ter uma zona de ‘excitação’ em um local ensolarado, com flores em cores quentes e vibrantes, como laranjas e vermelhos, por exemplo. Ou uma ‘zona de toque’ com plantas perenes ou com folhas brilhantes ou texturizadas.

Trabalhe sempre com a natureza

Se você tem um quintal urbano ou um terreno no campo, é altamente provável que além de seus próprios limites haja algo além para fornecer um contexto natural para suas ideias.

Portanto, ao planejar seu jardim sensorial, posicione elementos cruciais, como recursos hídricos, áreas de estar e contemplação, para aproveitar as árvores, arbustos e vistas atraentes ao fundo. Uma rede pendurada em um suporte sob a sombra de um vizinho pode ajudá-lo a se sentir conectado à natureza.

Aproveite o jardim noturno

À medida que o sol se põe e a noite começa a cair, este espaço pode se tornar ainda mais estimulante. Traga elementos relaxantes, como uma iluminação suave, um dossel, vela ou pérgola, e veja ideias de treliças de jardim para adicionar plantas trepadeiras perfumadas, como jasmim e madressilva – o perfume é sempre mais forte à noite.

Estimule todos os sentidos

Procure ideias fáceis que auxiliem a manter tudo junto. Embora seja bom ter elementos específicos dedicados a estimular e aprimorar cada sentido, considere também a paleta geral do ambiente, que deve ser calmo e relaxante.

*Via Ideal Home

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x