O termo xaxim pode se referir a certas pteridófitas (avencas ou samambaias) arborescentes ( que se assemelham a árvores).
O tronco destas pode ser serrado em pequenos segmentos que são utilizados como substrato para o crescimento de outras plantas, como placas e vasos hoje proibidos para controlar a extração indiscriminada desta planta na natureza. A espécie mais conhecida destas plantas é a Dicksonia sellowiana,
O tronco (cáudice) é constituído por um caule ereto, cilíndrico, envolvido e sustentado por uma massa de raízes adventícias, que se desenvolvem a partir do caule e não da raiz embrionária. O xaxim é uma planta do grupo das pteridófitas conhecidas como samambaias de tronco. O interior do tronco quando serrado, parece uma pintura de uma mandala, um corte transversal das raízes fibrosas que se entrelaçam para lhe dar suporte e a base das folhas da planta. Uma lindeza!
Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
