5 maneiras modernas de tornar seu produto memorável
Todo empreendedor acredita que seu produto ou serviço é memorável e que todo cliente verá rapidamente a vantagem sobre os concorrentes. Contudo, a verdadeira diferenciação do produto aos olhos do cliente raramente é alcançada. De acordo com uma pesquisa antiga, mas ainda relevante, da Bain & Company , 80% das empresas acreditam ter ofertas diferenciadas, mas apenas 8% dos clientes concordam.
Mesmo naquela época, os especialistas projetavam que as empresas com ofertas verdadeiramente diferenciadas tinham apenas 80% de chance de sucesso a longo prazo, em comparação com as empresas ‘eu também’ com 20% de chance. Na minha opinião, esses dois números diminuíram recentemente. A diferenciação ainda é um requisito essencial para o lançamento bem-sucedido de uma startup, mas deve ser sustentável para manter-se à frente da nova concorrência.
Aqui estão algumas de suas conclusões relativas à diferenciação do produto, complementadas por minhas próprias recomendações de experiências recentes e outros especialistas:
- Trabalhe nas percepções, bem como na realidade. Não é bom ser diferente se seus clientes não conseguem perceber a diferença ou você não conta a ninguém sobre isso. Os dias se passaram para a mentalidade “se nós construirmos, eles virão”. O marketing e o relacionamento com o cliente-alvo são sempre necessários, não importa quão óbvia a diferenciação seja para você.Obviamente, trabalhar na percepção pode sair pela culatra se a realidade da diferenciação não existir. Lembre-se do velho ditado: “Você pode colocar batom em um porco, mas ele ainda será um porco”. Como uma reputação danificada, uma diferenciação desacreditada é extremamente difícil de se tornar positiva.
- Quantifique a diferença para seus clientes. Use números para tornar sua oferta a alternativa clara. Termos difusos de marketing, como mais fácil de usar , menor custo e maior qualidade, não são diferenciadores eficazes, pois foram usados em excesso a ponto de não terem significado.Dados reais e depoimentos de clientes são os melhores, como na metade do tempo ou na metade do custo , ou vêm com uma garantia de 5 anos . Na minha experiência, números inferiores a 20% não são suficientes, uma vez que é improvável que números pequenos superem a inércia e a curva de aprendizado exigidas pela maioria dos clientes.
- Concentre-se nos clientes com os quais você realmente gosta e que se importam com você. Tentar ser tudo para todas as pessoas nunca funciona. Identifique seu segmento de clientes-alvo antes de finalizar sua diferenciação. Por exemplo, clientes com alta renda disponível provavelmente responderão melhor a recursos exclusivos, em vez de um custo menor.Uma empresa visitada na estrada implementou com sucesso uma estratégia de diferenciação de produtos para atrair os 20% de seus clientes mais rentáveis e desencorajar os 80% mais caros. Eles observaram que a lealdade dos clientes cresceu com sua real preferência pelos recursos exclusivos do produto oferecidos.
- Personalize para diferenciar, mas faça-o com eficiência. A nova geração de clientes espera obter o que deseja, quando quiser, personalizado ao seu gosto. Portanto, a personalização é uma importante estratégia de diferenciação, mas certifique-se de encontrar um equilíbrio entre o potencial de receita do esforço e os custos necessários para executar.Passamos da era da personalização em massa para a personalização colaborativa. Hoje, empresas diferenciadas permitem que os clientes determinem a oferta precisa do produto que melhor atende às necessidades desse cliente. Por exemplo, MakeYourOwnJeans incentiva os clientes a criar jeans dinamicamente de acordo com suas especificações.
- Defina uma proposta de venda exclusiva (USP) e mantenha-a simples. Proposições de venda complexas ou altamente técnicas não são bons diferenciadores, pois provavelmente não chamarão a atenção das pessoas ou serão lembradas pela maioria dos clientes. Um bom exemplo é a Pizza Dominos “Entregaremos em 30 minutos ou menos, ou é grátis!”
A diferenciação bem-sucedida de produtos requer um esforço consciente e contínuo, incluindo a escuta nos canais de mídia social certos, ajuda consistente para seus clientes e inovação contínua. Mas os resultados podem colocar aqueles cobiçados 8% que os clientes lembram por diversão e lucro reais. Não foi por isso que você aderiu ao estilo de vida do empreendedor?
Marty Zwilling