Para qualquer amante da natureza, ser capaz de manter seu incrível dom e fruto do nosso trabalho é a melhor maneira de se lembrar dele. Por isso, saber secar flores nos ajudará não só a mantê-las conosco apesar do tempo que passa, mas também para poder fazer parte da decoração da nossa casa de outra forma. Um em que eles vão suportar além das estações de floração ou os cuidados que podemos fornecer a eles.
Mas há outra razão para o peso, extremamente emocional, para o qual as flores secam. Em muitas ocasiões consideramos como secar flores porque elas são o símbolo de um determinado momento ou algo que experimentamos. Uma maneira de jogar contra as leis da natureza, e ser capaz de preservar na memória e em nosso presente um pedaço desse episódio de nossas vidas. Uma maneira de salvá-los, mas também de aplicar essa natureza preservada para personalizar nossas criações do Faça você mesmo.
Além disso, a secagem de flores pode se tornar uma atividade familiar que pode até ter propósitos de ensino. E se há crianças pequenas em casa, envoltá-las em ter seu próprio caderno de flores seca ou frondosa pode ser uma maneira de começar a educá-las na natureza e no emocionante mundo das plantas.
5 TÉCNICAS DE COMO SECAR FLORES
Em muitas ocasiões não consideramos como secar flores porque imaginamos que o processo é mais complicado do que acreditamos ou até mesmo porque achamos que pode dilatar muito com o tempo. No entanto, apesar das técnicas usuais, podemos aplicar outras que não só nos ajudarão a encurtar os tempos, mas também flores secas de diferentes maneiras.
A metodologia que utilizamos nos fará poder usar essas flores secas em diferentes aplicações decorativas: desde embelezar cadernos até fazer calendários com flores, usá-las em buquês para decorar um determinado espaço da casa ou simplesmente colocá-las em um vaso.
Aprenda a secar flores com essas cinco técnicas, e você só terá que decidir onde você quer colocá-las!
1. Como secar flores pressionando
É a técnica mais antiga que existe e das mais utilizadas, embora não seja a mais rápida. Ideal para quem quer usar essas flores secas como papelaria, colagem ou aplicações de scrapbooking.
Podemos usá-lo principalmente com flores pequenas e planas, como lilás ou pensamentos; e teremos que descartá-lo para aqueles com caules carnudo ou pétalas excessivamente finas. A razão para isso é que é altamente provável que, uma vez secas, as flores vão estragar quando separadas do papel que as protegeu da imprensa.
Para saber como secar flores pressionando, teremos que seguir estes passos:
- Coloque as flores no jornal,com uma folha acima dela. A razão para usar esse tipo de papel é que ele nos permitirá absorver a água das flores e colaborar em sua secagem. Este primeiro invólucro será seguido por outro papel de secagem e um último de papelão.
- Nós selamos o conjunto com zelo nas extremidades antes de colocá-lo dentro de um livro de um tamanho ligeiramente maior do que o da embalagem de nossas flores secas. Vamos colocar peso no invólucro, fazendo com que ele exerça a mesma pressão em todos os pontos.
- Depois de uma semana, substituiremos as camadas de jornal e papel de secagem por novas. Colocamos de volta sob a imprensa que criamos com livros.
- Vamos deixá-lo ir pelo menos duas semanas antes de remover o peso e os papéis para remover as flores.
2. Como arar flores secas
Outra das técnicas mais utilizadas. Ideal se o que queremos é preservar o volume das flores para colocá-las em um vaso ou como parte de um espaço da casa, formando buquês.
Esta técnica é perfeita para flores de haste longas, que podemos agrupar em grupos de até 10 ou, no caso de flores maiores, como hortênsia ou rosa, teremos que realizá-la individualmente.
Para realizá-lo:
- Vamos agrupar as flores, se forem pequenas, em buquês anteriormente removendo todas as folhas do caule.
- Nós amarramos com uma corda de ráfia ou corda pita, firme o suficiente para você segurar as hastes, mas sem fazê-las dobrar. Quando você perder água, você terá que ajustá-la, pois as hastes diminuirão de tamanho.
A corda é ideal para secar flores no ar e não danificar as hastes.
Vamos pendurar os buquês de frente para baixo em um lugar quente, escuro e seco da casa com boa ventilação. Essas condições são necessárias para evitar que apodreçam, mas também para minimizar ao máximo a perda de coloração. Além disso, também é importante que haja ventilação entre os buquês para deixá-los secos corretamente.
- Depois de duas a quatro semanas, nosso buquê estará seco. A melhor maneira de verificar é tocar suavemente as flores, que devem ter uma textura crocante.
- Para ajudar a preservá-los, podemos optar por aplicar um selante floral ou, se não, laca a eles.
3. Como secar flores no forno
Uma técnica pouco utilizada que, no entanto, nos permitirá manter as flores secas com seu volume original. A técnica ideal se as flores que queremos secar têm muitas pétalas, como camélias ou crisântemos.
Para secar flores em um forno de convecção, teremos queseguir estes passos:
- Em um pedaço de malha de galinheiro,faremos pequenos cortes em que colocaremos as hastes das flores. Desta forma, o casulo de flores permanecerá para cima.
- Coloque a malha no rack do forno, vamos mantê-la a uma temperatura de 38 graus por pelo menos três horas. Graças ao ar quente no forno, as flores gradualmente ficarão desidratadas.
- Uma vez que as flores estejam em temperatura ambiente, podemos manipulá-las.
- Para preservação, o ideal é aplicar um selante floral.
4. Como micro-ondas flores
Uma das formas de secar flores que ganharam terreno nos últimos anos por uma razão: a incrível velocidade que oferece, já que em poucos minutos podemos desfrutar de nossas flores secas. Esta técnica é ideal para flores e plantas com muitas pétalas,desde que não tenham caules ou flores pegajosas; mas também para mantê-los em seu volume original.
Para otimizar a secagem, usaremos uma secagem tão peculiar quanto cristais ou areia de sílica. Embora no início eles possam parecer difíceis de encontrar, nada mais longe da realidade: não só eles são um dos substratos habituais na aquáriofilia, mas também temos outro ás na manga. E vamos encontrar essa sílica entre os tipos de areias para gatos.
Areia de sílica é um clássico da aquáriofilia.
Para secar flores no micro-ondas:
- Cortamos as hastes, deixando-as a um máximo de 5 centímetros do casulo de flores.
- Em um recipiente seguro para micro-ondas, colocamos uma primeira base de areia de sílica de até cinco centímetros. Acima dela, colocaremos as flores com os botões de flores para cima e deixando espaço entre eles.
- Cobrimos as flores com mais três centímetros de areia de sílica lentamente. Se virmos as pétalas se deformarem com o peso da areia, podemos reposicioná-las usando um palito.
- Mantemos o recipiente dentro do micro-ondas por dois a quatro minutos. Esse tempo varia de acordo com o poder do próprio forno, por isso é recomendável que testemos com poucas flores até sabermos qual é o momento ideal. Se não sabemos o momento ideal para secar flores, também podemos colocar um copo de água que ajudará a hidratá-las e impedi-las de queimar.
- Depois de 24 horas, vocêpode manipular as flores secas e, usando um pincel, remover o restante da areia.
5. Secagem de flores com dessecante
Mais uma vez, podemos usar sílica ou areia de gato para secar flores com essa técnica que é ideal para flores com muitas pétalas, como margaridas. É também talvez o mais simples, pois consiste apenas em colocar uma quantidade de areia de sílica dentro de uma garrafa com um fechamento hermético e colocar verticalmente a flor com um caule. Em apenas cinco dias teremos nossa flor seca.
Cinco maneiras diferentes que buscam o mesmo objetivo: fazer a beleza das flores perdurar em memória.