Desde 1987 os Titãs nos avisaram: “Você tem sede de que? Você tem fome de que? A gente não quer só comida…”

Pois Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto estavam cobertos de razão. Queremos felicidade. Mas os cientistas descobriram que queremos ainda mais que isso. Queremos bem-estar.

A “Organização Mundial de Saúde” (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

Boa notícia: o bem-estar é uma habilidade que pode ser praticada e fortalecida. Essa é a afirmação do renomado cientista Richard Davidson, da Universidade de Winsconsin-Madison.

“Bem-estar é fundamentalmente não diferente de aprender a tocar violão. Quanto mais se praticar essa habilidade, melhor você ficará nela.” (Richard Davidson)

Temos 4 circuitos em nosso cérebro que afetam diretamente nosso bem-estar duradouro. Como esses circuitos neurais apresentam plasticidade, se os exercitarmos, nós os fortaleceremos. Simples assim.

Vamos a eles:

1º circuito: Resiliência

Nossa capacidade de nos recuperar de estados negativos.

Como não conseguimos nos livrar completamente de eventos ruins, nós podemos mudar a forma como nós respondemos a eles.

Pessoas que se recuperam mais rapidamente têm maiores estados de bem-estar.

A meditação com mindfulness auxilia a alterar esse circuito cerebral! Mas são necessárias várias horas de meditação. A mudança não será rápida, mas vale como motivação para começar/continuar meditando.

2º circuito: Perspectiva

Nossa capacidade de manter os estados positivos.

Esse circuito está relacionado com a capacidade de ver o lado bom da vida, perceber o melhor nos outros, desfrutar das coisas boas, celebrar…

Viver mais tempo com emoções positivas e agradáveis, obviamente, traz maior bem-estar.

Quando pessoas depressivas experienciam bons momentos esse circuito é ativado, mas sua duração é muito curta.

Uma forma simples de mudar isso é com a prática de treinamento de compaixão. Um estudo conclui que em apenas 2 semanas, com a prática diária de 30 minutos, houve mudança nesse circuito cerebral e no comportamento dos participantes!

Detalhe importante: esse circuito é independente do anterior! Uma pessoa pode conseguir manter estados positivos, mas ter dificuldade de se recuperar de estados negativos.

3º circuito: Atenção

Nossa capacidade de concentração e de evitar a divagação.

Um artigo publicado na prestigiosa revista Science em 2010 tem o título “uma mente que vaga é uma mente infeliz” (tradução livre de A Wandering Mind Is na Unhappy Mind”).

Desde então, mais e mais evidências foram descobertas corroborando a mesma conclusão. 47% do tempo que estamos acordados não estamos prestando atenção ao momento presente, mas estamos com a mente vagando. Quase metade do dia!!!

Pense: quando você escova o dente, onde está sua mente? E quando você come, você presta atenção ao gosto do alimento, à sua textura? Nesse momento, você está prestando atenção ao texto ou está “viajando”?

Um método para aprimorar esse circuito cerebral é conhecido é a mais de 2 mil anos: meditação.

Quer algo mais simples ainda. Feche os olhos e respire 3 vezes, prestando atenção apenas no ar entrando pela narina e saindo por ela. Esse simples exercício de meditação te colocará no aqui-agora.

4º circuito: Generosidade

Nossa capacidade de ser bondoso.

Temos um circuito cerebral completo destinado para a generosidade. Por isso nos sentimos bem quando ajudamos, somos ajudados ou vemos outras pessoas sendo caridosas.

Mais interessante: ao sermos generosos ativamos circuitos de forma mais duradoura do que a forma como respondemos a outros incentivos positivos, como ganhar um jogo ou um prêmio!

Estamos constantemente moldando nossos cérebros. Fazemos isso de forma intencional ou involuntária – na maioria das vezes involuntariamente. Mas podemos usar a modelagem intencional de nossas mentes, fortalecendo esses quatro circuitos fundamentais de bem-estar. Está na hora de assumirmos a responsabilidade por nossas próprias mentes.

Resumo:

Resiliência: capacidade de nos recuperar de estados negativos.

Perspectiva: capacidade de manter os estados positivos.

Atenção: capacidade de concentração e de evitar a divagação.

Generosidade: capacidade de ser bondoso.

Meditação e compaixão nos auxiliam a desenvolver esses 4 circuitos e, consequente, a ter mais bem estar!!!

Que tal ativar esses seus circuitos???

Abs,

Du Pacífico

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x