AS 3 CARTADAS PARA SEU NEGOCIO CRESCER

Você vai ver em muitos lugares (web, revistas, etc) diversas dicas para como lidar com a crise.

Eu fico permanentemente procurando ideias, para poder criar conteúdo relevantes, e resumi o que há de mais objetivo e pratico em 3 cartadas.

1ª CARTADA – PROCURE UMA SOLUÇÃO PARA UM PROBLEMA DO DIA A DIA

Se você assistiu os episódios da nossa serie 5 minutos para uma boa ideia (www.negocioscomflores.com.br ) viu que a ferramenta de mapeamento da experiência de consumo e o apontamento do ponto de dor do cliente é a técnica mais efetiva hoje para criar um diferencial competitivo.

Sem um diferencial seu negócio não será sustentável.

O grande detalhe nessa carta é que você deve contar com outros olhares para achar sua grande ideia. Isso inclui reuniões de grupo com os funcionários, para explorar possibilidades e entender comportamentos (e se… porquê….), analisar concorrentes, mesmo que outros setores, para captar inspirações ou ainda pesquisar gatilhos de inovação nos canais especializados (PEGN, site movimento empreenda, programa Mundo S/A, etc).

O fato é, inovar é preciso, isso é seguido por implementar, monitorar, melhorar e depois buscar uma nova inovação.

Simples assim. Se é segurança e confiança que você busca para decidir uma nova direção, siga essa trilha que tudo dará certo.

ObS – Veja no nosso site o E-book – como conquistar o coração do seu cliente

 

2ª CARTADA – SEJA MAIS QUE PREÇO, ELE NÃO CRIA FIDELIDADE

Ao contrário do que possa parecer, não é o preço que segura cliente. Ele atrai, mas ele não segura. Seu negócio nasceu para ser sustentável, ou seja, ter uma vida longa, e para isso precisara fazer investimentos e inovações, e para isso, precisara ter lucro.

Quem pode sobreviver de preço tem que ter um nível de volume de vendas que em geral não está acessível ao pequeno lojista.

Assim, para escapar do universo de preço, você precisa buscar caminhos, tais como:

  • Mudança de mix de produtos
  • Agregação de serviços novos
  • Mudança do modelo de negócios
  • Criação de uma experiência de compra única
  • Maior acessibilidade e conveniência que a concorrência
  • Resolver um problema do dia a dia no consumo do seu produto

Novamente remeto você a série 5 minutos para uma boa ideia pois ali mostro como pequenos inovaram em diversos setores e mostro como você pode fazer isso no seu negócio.

3ª CARTADA – ZELE POR SUA LIQUIDEZ

As pessoas e as empresas não quebram por falta de patrimônio, mas quebram por falta de liquidez.

Se você não tem dinheiro para pagar salários em dia, se dever a fornecedores, se pagar juros a bancos, certamente não terá parceria, paz e nem apoio para continuar.

Ter estoque por vezes é o erro mais comum. Alguns varejistas acham que estoque é patrimônio…. O estoque é inimigo da liquidez. Esse erro é principalmente cometido em viveiros.

Depois, mesmo que seu estoque não seja grande, você não tem fluxo na loja e não faz giro. Porque cortou os gastos e iniciativas com publicidade. Sem cliente não tem negócio, e dentro das suas possibilidades, alguma coisa deve ser feita para gerar fluxo. Nesse jogo a responsabilidade é da loja!

Em seguida vem os custos fixos. Um dos grandes vilões da liquidez. Eles podem ser de aluguel, de mao de obra, de desperdício de matéria prima ou de descontrole financeiro. Sem um bom painel de controle vai ser difícil você monitorar essa frente…

Finalmente restas as retiradas do proprietário. Eu sei que você é dono, mas um negócio tem um determinado potencial de renda, que pode não bater com suas necessidades de renda. Saber quanto seu negócio pode pagar você e para sua família é fundamental para analisar alternativas. Nesse caso a ajuda de uma consultoria pode ser providencial. No balcão Sebrae você pode ter isso gratuitamente.

Ok?

Seguindo essas 3 cartadas você conseguira seguir em frente e crescer!

augustoaki@dglnet.com.br       www.negocioscomflores.com.br

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