30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 2011
O QUE EU FIZ – Depois de acumular alguma experiencia no trabalho de consultoria resolvi participar de um projeto editorial onde vários consultores foram convidados a escrever um livro, contanto suas experiencias e aprendizados com os trabalhos realizados. Foi bem gratificante poder mostrar o que havia desenvolvido nesses anos, principalmente na parte de estratégia e marketing para pequenos negocios, uma área pouco atendida por esse mercado. Existe uma distancia grande entre os conceitos de vanguarda e o dia a dia dos pequenos negocios e ter me especializado nesse espaço parece ter sido uma decisão certeira, tanto pela receptividade dos conteúdos que publiquei ali quanto pelas demandas geradas.
Apesar de ser avesso ao uso das mídias sociais, alguns anos depois dessa experiencia editorial, resolvi apostar mais na visibilidade desse conteúdo e abri 2 novos canais – Instagram e LinkedIn (até então só usava o Facebook…)
Foi outra decisão certeira pois permitiu acessar mais pessoas e também ter acesso a tantos novos materiais que acabaram por ser uma grande fonte de aprendizado. Sua relevância e sua sustentabilidade econômica dependera também disso – currículo, experiencia, rede de contatos e visibilidade!
O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – No mercado de flores esse foi o ano de crescimento de insumos da China. Para nós, até então, a relação com o mercado externo se limitava muito a importação e exportação de rosas, mas com a queda dos preços de insumos e acessórios da China, os fornecedores passaram a buscar cada vez mais produtos lá.
Isso permitiu a ampliação de variedades, redução de preços e mais possibilidades na criação de produtos com as flores. De outro lado, também houve um grande desenvolvimento das flores artificiais e nos anos seguintes elas começaram a aparecer cada vez mais nas decorações, combinadas com as flores naturais, nos quadros verticais, nos jardins verticais e também nos vasos para decoração de espaços corporativos.
Com tudo isso, a maior parte das lojas de flores acabou por seguir o caminho do multivarejo, agregando novos tipos de serviços para se diferenciar. E tudo isso devido a compra de acessórios na China…
E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!
Lembretes-
Os episódios dessa serie serão postados sempre nos domingos, entre janeiro e agosto 2020
Você poderá ver ou comentar episódios já postados visitando www.negocioscomflores.com.br