30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 2004
O QUE EU FIZ – Ainda olhando a oportunidade de ajudar nos crescentes mercados regionais, lancei o livro BUSSOLA DA COMERCIALIZACAO DE FLORS. Esse livro reunia material sobre como o fornecedor de flores em geral poderia fidelizar clientes e desenvolver sua própria cadeia. A crise econômica aliada ao ressurgimento dos supermercados estava afetando diretamente a vida das floriculturas de rua, e, desde então, seu numero diminui ano a não (já são 15 anos de redução da quantidade de lojas…).
O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – na economia tivemos o inicio da era Lula. Com ela, verificamos inicialmente o crescimento do mercado de autônomos e de decoradores informais, vindos das lojas que eram fechadas (busca de renda sem custo fixo) e também do crescimento do segmento de paisagismo (devido à alta concentração de renda).
Esse setor, o paisagismo, teve uma explosão nos anos seguintes quando a economia começou a reagir e a construção civil disparou. Esse é um efeito esperado para o ciclo 2020 a 2022 pois a queda do juros básico da econômica favorece diretamente a construção civil. Mas como sempre, toda retomada nunca é da mesma forma do que foi no momento anterior, e provavelmente em todos os setores do nosso mercado veremos o crescimento sendo direcionado para poucas empresas. Essa concentração acontece porque o cliente quer fornecedores e lojas mais profissionais e de maior valor, e poucas hoje sabem como fazer isso…
E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!
Lembretes-
Os episódios dessa serie serão postados sempre nos domingos, entre janeiro e agosto 2020
Você poderá ver ou comentar episódios já postados visitando www.negocioscomflores.com.br