30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 2002
O QUE EU FIZ – Nesse ano retomei a participação na Hortitec, buscando me aproximar do Sebrae e dos mercados regionais. Para tanto lancei o livro – REPENSANDO A COMERCIALIZACAO DE FLORES. Essa foi a primeira tentativa de dar números ao mercado, com analise dos mercados nos estados, caracterização da produção e uma projeção de vendas, volumes e número de lojas.
Para fazer esse trabalho fui muito influenciado por um especialista holandês chamado Henk de Groot, que havia prestado consultoria no Veiling, entre os anos de 2003 e 2004 para o planejamento estratégico do setor e do Veiling. Ele nos ensinou como projetar a demanda e a produção, e daí, a projetar os investimentos necessários para viabilizar o crescimento do mercado. Esse é outros dos anônimos que teve influencia impactante no mercado de flores.
O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – verifica-se a explosão das floriculturas virtuais. Afinal, com o crescimento assustador da internet, os negocios na internet pareciam o caminho definitivo. A vida moderna, que pedia conveniência e praticidade na compra também era um motivador. Todos tinham seu site, mas muitos poucos conseguiram montar seu ecommerce.
Depois de alguns anos percebeu-se de que o mito que a venda pela web era fácil e de baixo investimento se foi e aos poucos essa presença foi gradualmente se reduzindo. Hoje temos um mercado extremamente concentrado. A Giuliana Flores dominou o mercado, porém, com o recente crescimento do papel das mídias sociais e dos APPs, novas oportunidades se apresentam.
E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!
Lembretes-
Os episódios dessa serie serão postados sempre nos domingos, entre janeiro e agosto 2020
Você poderá ver ou comentar episódios já postados visitando www.negocioscomflores.com.br