30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 1997
O QUE EU FIZ – Nesse ano, com várias atividades já consolidadas, cuidei mais um ano da Expoflora e organizamos uma nova missão técnica e atacadistas para a Holanda. Também começaram ai as palestras sobre comercialização de flores pelo pais a fora, nessa época convidado pelo Sebrae.
O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – O crescimento das estufas a partir de 1991 gerou queda de preços e o juros em que foram contratados os financiamentos dessas estufas acabaram excedendo e gerando prejuízos para os produtores. Vários em Holambra quebraram e como no sistema da Cooperativa havia a pratica do aval cruzado, o problema atingiu a todos.
A Cooperativa Holambra parece ter esses ciclos de forma recorrente, assim, como em 82 e 89, uma grande crise interna foi estabelecida. Isso acabou por fazer surgir nos anos seguintes 2 novas centrais de comercialização – a Associação dos produtores de Holambra e a Cooperflora.
Uma coisa positiva contudo foi a mudança do relógio no leilão, de ponteiros para digital. Esse foi adquirido por compra e trouxe um ar ainda maior de modernidade ao ambiente. O número de transações por minuto deu um grande salto e o uso dos dados para análise de vendas e de marketing passou a ser uma grande vantagem competitiva para os produtores e atacadistas.
E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!
Lembretes-
Os episódios dessa serie serão postados sempre nos domingos, entre janeiro e agosto 2020
Você poderá ver ou comentar episódios já postados visitando www.negocioscomflores.com.br