30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 1995
O QUE EU FIZ – Seguindo com a iniciativas de promover o mercado, realizamos a 1ª feira do produtor no Veiling. Dessa vez o foco era fazer com que o produtor falasse com o atacadista, já que no contexto do Veiling, isso era impossível. Crescia cada vez mais a importância do setor de intermediação e do setor de flores em vaso, e para isso, a programação de compra e a pre venda eram fundamentais. Essa ação ajudou demais o lançamento de produtos e o aumento de variedades.
De outro lado, realizamos a 1ª missão técnica de atacadistas para a Holanda, com intuito de mostrar a importância da logística e da gestão no ganho de competitividade. O foco foi a visita de grandes empresas holandesas de distribuição.
O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – Surge a 1ª operação de franquia no varejo de flores (ao menos que eu tenha notícia…) – a Flor Exótica/SP. A proposta atendia a grande demanda de pessoas que queriam entrar no mercado mas que se sentiam inseguras quanto a gestão do negócio. Infelizmente não prosperou. Talvez porque estivesse essencialmente baseada no fornecimento da lista de fornecedores, o que não se sustentou como proposta de valor ao longo do tempo.
Também foi tentada a criação de uma central de vendas, em São Paulo, dos produtores de Atibaia e região. Essa iniciativa buscava dar maior poder de comercialização aos produtores da Associação Central de Atibaia e uma liberdade que não tinham dentro do Ceasa. Os altos custos operacionais do projeto, contudo, também prejudicaram sua continuidade.
E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!
Lembretes-
Os episódios dessa serie serão postados sempre nos domingos, entre janeiro e agosto 2020
Você poderá ver ou comentar episódios já postados visitando www.negocioscomflores.com.br