30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 1992
O QUE EU FIZ – Nessa altura do campeonato o clima era pura energia! Motivado pela conversa com uma atacadista (Isaura da Florisa), o Francisco Bongers encomendou que desenhássemos um evento que reunisse varejistas e produtores, para promovermos as novidades de produtos, fazer a escuta do mercado e desenvolver os canais de vendas. E ai nasceu o ENFLOR!
Muito pequeno na primeira edição, cresceu rapidamente nos anos seguintes e acabou por se transformar no berço da arte floral no Brasil. Os principais artistas florais e professores de arte floral começaram lá!.
O evento também fomentou a indústria de embalagens e cachepos, assim como trouxe o segmento de decoração para a massificação. Com o enorme crescimento do numero de lojas nos anos seguintes, acabou por se tornar o centro do mercado (pelo menos até o início dos anos 2000).
O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – Nesses relatos estou tentando fazer conexoes com fatos que podem passar desapercebidos ao mais desatendo, mas que foram fundamentais ao desenvolvimento do mercado de flores no Brasil. Um deles foi a realização da ECO 92 no Rio de Janeiro. O evento, de amplitude internacional, despertou o mundo (e os brasileiros), para importância da preservação e da convivência com o verde. Como os ambientes urbanos eram extremamente tóxicos e como a década de 80 havia sido muito depressiva (desemprego, juros, divida), havia a demanda pela maior qualidade de vida, que se transformou em demanda para plantas e flores.
De outros lado, o estabelecimento do Veiling e de um novo modelo de distribuição de produtos, permitiu o escoamento de um volume incrivelmente maior de produtos, de mais variedade e de queda de preços. Tudo isso culminou em uma onde de abertura de lojas (que se seguiu ate o final da década de 90).

E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!
Lembretes-
Os episódios dessa serie serão postados sempre nos domingos, entre janeiro e agosto 2020
Você poderá ver ou comentar episódios já postados visitando www.negocioscomflores.com.br
Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
