30 ANOS DE NEGOCIOS COM FLORES – ANO – 1990
O QUE EU FIZ – Depois de 1 ano de formado e batendo cabeça sem direção em SP me convenci que ir para o interior era a melhor opcao. Tive conhecimento que uma vaga na área administrativa do setor de flores, que havia se transformado em uma unidade de negocios (novo modelo de Cooperativa Holambra, que passou a ter uma área administrativa e comercial por produto). Na época o diretor era Francisco Bongers que estava montava sua equipe executiva e tinha grandes planos para a unidade.
Era sua primeira experiencia executiva. Antes ele havia trabalhado como funcionário em alguns produtores da região e depois como prestador de serviços autônomo. Sua visão empreendedora e sua capacidade de inspirar as pessoas são um desses pontos invisíveis na linha do tempo que tiveram grande influencia no desenvolvimento posterior do mercado!
O QUE ACONTECEU NO MERCADO DE FLORES – Na Cooperativa Holambra seguia o modelo de leilão, com lâmpadas. Ele se mostrou eficiente e mais barato que o modelo anterior para o produtor. Se antes o custo da cooperativa poderia chegar a 45% da venda, agora havia se reduzido a 11%. As perdas não eram altas e os atacadistas estavam ganhando muito dinheiro na revenda (pela compra mais barata e pela melhor logística de vendas e de equipes). Nessa época muitos deles ganharam muuuuito dinheiro.
Uma vez que os produtores começavam a abraçar o modelo, a assembleia decidiu evoluir o modelo, importando um relógio de ponteiros do Veiling de Bemmel – Holanda – onde um dos produtores (Rene Vernoj) tinha contatos e conseguiu a doação do mesmo. Começava a surgir aquilo que seria o que e hoje o mercado de flores.

E COM VOCE, O QUE ACONTECEU NO SEU NEGOCIO? Coloque em comentários abaixo que irei coletar e esses relatos irão compor um EBOOK dos últimos 30 anos de flores!
Hugo Lupinaci Muito bacana os relatos. Neste ano 1990 eu e meu irmão vivíamos dentro da pequena floricultura de nossa mãe Lourdes. (FLORICULTURA SEMPRE VIVA) na pequena cidade de Araçoiaba da Serra/SP. Foi em 94 que surgiu a Hero flores e plantas.
Augusto Aki é consultor do SEBRAE e trabalha com foco na INOVAÇÃO DO MODELO DE NEGOCIO. Tem graduação em Ciências Contábeis pela USP, Pós graduação em marketing pela PUCC, Pós Graduação em varejo pela FEA/USP e MBA em E-business pela FGV.
É autor de 20 livros e de 15 cursos.
Foi responsável pela área Administrativa e pela área de marketing do Veiling Holambra, onde criou o ENFLOR e foi ainda responsável pela Expoflora.
Articulista na Revista Plasticultura.
