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Augusto Aki flores@negocioscomflores.com.br

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Vendendo flores para empresas

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Você já pensou em abrir uma floricultura?

Porque as pessoas compram flores?

A maior parte das vendas é feita para presentes, onde diversos sentimentos querem ser expressos (amor, paz, carinho). As datas de maior volume de vendas representam bem isso: Dia Mães, Dia dos Namorados, Aniversários e Finados.

Quais são as tendências no consumo de flores?

As vendas de flores como presentes vão crescer, provavelmente para uma nova motivação: presentes de simpatia. São negócios onde alguém deseja felicidade ou sucesso para outro alguém mandando flores e plantas. Também está em crescimento a venda de flores in natura, pois as pessoas consumirão cada vez mais as flores e plantas para seu uso próprio.

10 motivos para você pensar em um negócio com flores:

Trabalhando com emoções você tem um grande leque de possibilidades para se diferenciar e lucrar

O Veiling Holambra oferece um Sistema de Atendimento ao Cliente que tira duvidas, aponta distribuidores e fornece uma gama completa de informações.

As flores são produtos que podem se adaptar muito bem ao ambiente de negócios criado pela WEB

A individualidade de cada florista é valorizada, favorecendo aqueles que tem habilidade e arte floral.

Os produtos são bonitos e a venda por impulso é um dos grandes alavancadores de negócios

O consumo brasileiro é um dos menores do mundo e deve crescer com a estabilidade da economia

As flores têm uma forte presença também como símbolos de misticismo e superstição o que pode resultar em novos nichos de mercado

A cidade de São Paulo absorve cerca de 40% do consumo nacional de flores sendo assim o principal bolsão de consumo do país

O investimento inicial da loja é um dos mais baixos em termos de novos negócios

Como o apelo das cores é um aspecto muito importante do negócio de flores, a mudança das estações e as mudanças na moda propiciam sempre novos argumentos de vendas para quem estiver atualizado e souber se comunicar.

Por que o mercado é promissor?

O caos social e a incerteza sobre o futuro acentuam no consumidor a busca pelo equilíbrio emocional. As flores/plantas são produtos muito fortes para atender a essa necessidade. Além disso, a trágica relação com a natureza vai favorecer a compra de flores e plantas para tornar as casas e os ambientes de trabalho locais de reencontro com nossas raízes.

 

O sucesso é garantido?

Não. É preciso mais que amor pelo produto e uma boa idéia debaixo do braço. Todos os negócios que fecham nasceram de boas intenções. O mercado é concorrido e o produto pode ser encontrado em diversos locais.

Esse excesso de opções torna o cliente final infiel e achata as margens das floriculturas (que em desespero começam a competir através de preço baixo e queda na qualidade dos serviços).

Que pontos devo pensar para planejar minha floricultura?

 

Onde está o cliente que você quer atender?

Na vizinhança da loja ou estamos pensando em toda cidade. Isso é muito importante, pois afetará a sua necessidade de investimento, a importância do ponto da loja, o lay out interno e até sua propaganda.


Que segmento de mercado você atacará?

Para presentes/sentimentos a proposta de vendas deve ser mais personalizada e individual.

Para presentes/simpatia a proposta de vendas deve ser mais aberta e flexível.

Para vendas para uso próprio temos que pensar em variedades e informações.

Essa definição vai afetar o tipo de serviços que você oferecerá e o script de vendas a ser desenvolvido. Esses são dois valores que tornam sua loja diferente e junto com sua comunicação serão as bases para o sucesso.


Buscar os conhecimentos básicos do negócio:

Contate o SEBRAE e conheça o “Empretec” que vai lhe capacitar sobre a parte administrativa da loja.

Faça um curso de arte floral.

Faça um estudo sobre as principais flores e plantas, quanto aos cuidados, características, preços e usos. Selecione bons fornecedores – o VEILING HOLAMBRA pode lhe ajudar muito aqui (0800 558955).

Duvidas mais comuns:

 

1)Qual é perigo das perdas numa loja de flores?

Ao contrário do que se imagina as perdas não são os problemas principais. Ao perceber que está perdendo o produto o florista reduz as compras e assim responde instintivamente ao problema. O perigo maior é “aceitar” essa diminuição de compras. Se uma loja não operar com compras de pelo menos R$3mil a R$4mil por mês não terá faturamento adequado para alcançar os resultados que deseja. Assim, o giro é mais importante que as perdas.

2)Quanto custa abrir uma floricultura?

O desafio de uma loja é ser fisicamente diferenciada, tanto na fachada quanto no lay out interno. Existem diversas maneiras de se fazer isso e a ajuda de um arquiteto pode ser fundamental. O maior custo será a implantação desse projeto arquitetônico. Ademais é recomendável 2 geladeiras (um freezer para estoque e uma geladeira vertical com porta de vidro para exposição), um computador, balcão e armários para estoque de materiais.

Os números mais importantes aqui são o aluguel e a reserva estratégica. O valor a ser gasto na loja nova deveria ser até 40% do total de poupança disponível. Isso será importante para o período de implantação da loja.

Quanto ao aluguel, temos que imaginar o risco que queremos correr. Em geral, os aluguéis são mais caros nos pontos que tem mais fluxo. Todavia podemos ter uma situação onde o fluxo seja abundante, porém não adequado para flores, ou ainda, o ponto tem potencial de fluxo, mas na pratica ainda não o tem.

Assim você deve considerar como item mais importante o numero de clientes potenciais ao redor do ponto (num raio de 10 minutos da loja devem morar ou trabalhar pelo menos 10mil pessoas – e, quando for cidade de interior, nesse mesmo raio não pode haver mais de 1 outra floricultura). Esses são parâmetros “ideais” – cada caso deve ser analisado individualmente.

A meta de vendas deve ser 70% por telefone. Isso justifica por que o “risco de fluxo” (aluguel caro versus potencial de visitantes) e densidade de população (numero de clientes num raio de 10minutos da loja) devem ser estudados profundamente, pois, podemos ter um ponto um pouco mais barato se pudermos alcançar essa meta de vendas através dele (70% por telefone).

Como referência, a partir de inúmeras visitas a lojas, levantei que o aluguel pago numa loja de capital de estado gira em torno de R$ 800,00 a R$ 1.500,00 – e no caso de cidades médias de interior essa faixa de aluguel gira em torno de R$ 500,00 a R$ 800,00. Acima desses valores o risco assumido com o “custo fixo” da loja passa a ser mais perigoso que o necessário (mas lembre-se, cada caso é um caso).

3) Uma loja de flores dá dinheiro?

Já houve tempo (até 1996) que bastava um rostinho bonito para ganhar dinheiro no mercado de flores. Isso já não é mais assim. Em geral, as floriculturas passam por enormes dificuldades, e se você analisar seu projeto somente a partir do que existe hoje : cuidado. Se uma loja mal apresentada lhe inspira a entrar no ramo saiba que essa mesma pessoa era você ontem, e as dificuldades do mercado tiraram seu “olho de tigre”.

Todavia é possível ganhar dinheiro no varejo de flores. Isso será resultado, em 100% dos casos, da sua habilidade empreendedora e tino comercial. Algumas pistas que deve considerar para isso:

a) Conheça sobre os produtos mas não dependa deles. Saber sobre a parte fisiológica co produto é fundamental. Mas será na arte floral, na criação de arranjos temáticos e na capacidade de ofertar os produtos que você precisa se diferenciar.

b) Utilize o simbolismo das flores para gerar vendas. Não seja um revendedor de produtos, seja um fornecedor de emoções. Nos supermercados, nos marreteiros e nos Ceasas, o consumidor encontrará o mesmo produto que você venderá, a um preço bem menor. Assim saiba agregar valor senão você pode rapidamente se tornar um espelho daquela loja cabisbaixa que lhe motivou a entrar no mercado.

c) Trabalhe com outros produtos afins. Conhece a revista Bons fluidos? Conhece a loja Imaginarium? Então fique atento para esse tipo de produtos. Eles combinam muito bem com as flores e possibilitam agregar valor e lucratividade ao negócio.

 

 

Mais informações: Augusto AKi - (0xx19) 3902-4249 -  9127-9660 - augustoaki@dglnet.com.br

 

 

 

Augusto AKi - Consultoria Especializada em Marketing para flores e Plantas Ornamentais
(0xx19) 3902-4249 -  9127-9660 - augustoaki@dglnet.com.br

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